quinta-feira, 17 de março de 2011

Química em si,é boa ou ruim ?

A Química produz remédios, plásticos, isolantes térmicos, juntas de dilatação e uma série de benefícios à Humanidade. Como qualquer outra Ciência pode produzir danos, conforme a aplicação que se dê.

Química no dia-a-dia

As reações químicas fazem parte do nosso dia-a-dia. Por exemplo, quando vamos esquentar a água para preparar o café da manhã, estamos realizando uma reação química, pois o gás do fogão reage com o oxigênio do ar para produzir o calor que utilizamos para cozinhar os alimentos. Sabemos que para o carro andar devemos colocar gasolina. Mas o que a gasolina tem a ver com o movimento do carro?
Isso só é possível devido a uma reação química. A gasolina utilizada nos veículos é uma mistura de vários compostos. Um deles é o octano, composto formado por carbono e hidrogênio, cuja fórmula química é C8H18. Quando a gasolina reage com o oxigênio do ar produz dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e a energia que é utilizada para fazer com que o carro entre em movimento.
Você percebeu como as reações químicas estão presentes em nosso dia-a-dia? Vamos aprender como podemos nos expressar através das reações químicas. Vamos lá!

Piadas sobre química

P:Qual é o único elemento que vive na sombra?
R: O índio, pq fica em baixo do gálio!

------------------------

P: O que é "Cl - Cl - Cl - Cl" ?
R: É uma clorofila!

------------------------

P: Como um oxigênio se suicida?
R: Pula da ponte de hidrogênio!

------------------------

P: 2 ursos são jogados na água mas só um dissolve, porque?
R: Porque ele era um urso polar!

------------------------

P: O que o carbono diz quando vai preso?
R: Tenho direito a 4 ligações!
------------------------

P: E porque ele fugiu?
R: Porque deixaram a cadeia aberta!
------------------------

P: Qual o contrário de volátil??
R.: vem cá sobrinho!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Elemento e substâncias

Diferenças entre química industrial e caseira

A Química industrial é a área da Química que estuda os processos químicos industriais e sua evolução ao longo do tempo.
O químico industrial desenvolve produtos e novas tecnologias, buscando aperfeiçoar produtos e novas fórmulas, além de verificar a viabilidade econômica e técnica dos processos de produção e coordena a manutenção e instalação de equipamentos,como:petroquímica.
A Química caseira é aquela que se pode fazer em casa,como:atividades diárias,shampoo,etc.

Química Industrial

A Química Industrial é primordial para o desenvolvimento da indústria. O profissional é facilmente absorvido pelo mercado, pois o químico pode atuar em qualquer indústria que se utilize de processos químicos, como combustíveis, álcool, plásticos, alimentos, metalúrgica e petroquímica.

Cabe ao químico industrial pesquisar a natureza e as propriedades de transformação das substâncias. Entre as funções desse profissional está a de zelar pela qualidade de vida da população.

Ele tem uma série de atividades. Além de desenvolver produtos novos, faz o controle de qualidade, desenvolve projetos de processamento, supervisiona a operação e a manutenção de equipamentos, além de tratar os resíduos industriais a fim de evitar danos ao meio ambiente. O químico industrial pode se envolver também com a definição da embalagem no processo de comercialização do produto até a venda.

O setor petroquímico promete crescimento. Há também boas expectativas para as consultorias ambientais, que trabalham com reciclagem de produtos e reaproveitamento de embalagens. A melhor chance para os recém-formados montarem seu negócio próprio está nessa área da Química Industrial.

Os empregos estão concentrados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

No curso são vistas matérias como Química, Física, Biologia, Matemática, Computação, Administração, Tecnologia Química, Expressão Gráfica, Cálculo, Físico-Química, Equações Diferenciais, Análise Instrumental, Balanços de Massa e Energia, Ciência dos Materiais, Mineralogia e Geoquímica, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia de Polímeros e Fibras, Tratamento de Efluentes e Ciências do Ambiente.

sábado, 12 de março de 2011

Coca-cola desentope pia ?

Refrigerantes são água carbonatada (na qual se dissolveu gás carbônico) e substâncias químicas para dar cor e sabor, que provocam sensação agradável quando ingeridos. Em geral, os refrigerantes são compostos de substâncias químicas sintéticas. Bebidas com sabor laranja usam uma pequena fração de suco de laranja. Não usam mais porque o suco natural tem maior tendência à decomposição.
Tenho a impressão de que nenhum guaraná existente no mercado tem guaraná natural. São composições com substâncias que dão aroma e sabor à bebida
Agora, desentupir pias, a Coca-Cola não desentope, contrariando dito popular. A Coca-Cola é um extrato vegetal de composição variável, ao qual é adicionado ácido fosfórico em pequena quantidade, como conservante. A confusão se dá porque esse ácido é usado por fabricantes de material de limpeza, mas não faz mal ao ser humano.
Nas reações químicas que ocorrem nas células, várias delas usam o fosfato, que é um componente do ácido fosfórico. A célula usa o fosfato no mecanismo de fornecimento de energia celular. Mas há uma ressalva: o excesso de fosfato pode reagir com o cálcio, componente de ossos e dentes, e causar problemas ósseos ou dentários. Nada, além disso.